Realização de inspeções visuais de rotina a obras de arte das autoestradas concessionadas à Ascendi. Nos últimos anos têm sido realizadas entre 250 e 300 inspeções de rotina e completas por ano. As inspeções de rotina têm por objetivo o levantamento do estado geral de cada obra de arte com recolha fotográfica geral e por componente, descrição geral das patologias verificadas por componente e respetivo nível de gravidade, o que leva à atribuição de estados de conservação e manutenção globais.
No caso de as patologias encontradas o exigirem, é realizada uma inspeção completa em que um levantamento rigoroso permite a produção de uma Nota Técnica para reparação. Estas podem ser reparações mais superfícies como limpeza de superfícies, reabilitação dos sistemas de drenagem, selagem de fissuras, entre outras, ou reparações mais profundas como reparação de elementos estruturais de betão armado ou estrutura metálica.
Para além do trabalha desenvolvido para obras de arte, o âmbito estendeu-se também para estruturas secundárias como passagens hidráulicas, com reabilitação de estruturas tipo ARMCO e também box-coulvert.