O estudo efetuado centrou-se na avaliação de soluções de acessos, na Província da Zambézia, integrado no Projeto Florestal e Industrial iniciado pela The Navigator Company em Moçambique.
Para a realização deste estudo, foram abordadas diversas soluções de traçado e soluções técnicas veriadas, tendo em vista a estimativa de custos das diversas alternativas logísticas. Para a aferição das estimativas referidas recorreu-se a um modelo de análise, que prevê não só os custos de construção e aquisição de equipamentos (CAPEX), mas também os custos originados pela manutenção e utilização (OPEX), permitindo uma avaliação mais correta e realista não só a curto prazo como a longo prazo.
No total, foram elencadas 10 soluções de traçados distintos, que visam efetuar a ligação da zona Florestal à fábrica, situada a cerca de 22km a leste de Malei e a norte do rio Mussula, e desta ao porto final de destino em Nacala. O estudo abrangeu duas possibilidades para a localização do porto de mar em Macuze ou Nacala, tendo sido agrupados os cenários em função da localização do porto. Para além disso, a comparação das ligações ferroviárias e rodoviárias, para os diversos cenários organizados, é também contemplada.