O Complexo Industrial da Figueira da Foz (grupo The Navigator Company) regista uma produção anual de cerca de 570 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto e 800 mil toneladas de papéis finos não revestidos para impressão e escrita.
No âmbito do projeto de otimização 3, foram previstas novas estruturas para o ciclo de produção de pasta, em sete das zonas da fábrica. Estas intervenções compreenderam a conceção de novos edifícios em betão armado, o projeto de fundações de equipamentos pesados e torres/silos, bem como o dimensionamento de passadiços metálicos e de estruturas de suporte de tubagem e esteiras de cabos (pipe racks e cable tray bridges).
A título de exemplo, o edifício de betão armado projetado para a zona da fábrica 43/45 serve de apoio a dois equipamentos de 304 e 162 ton, situados sobre uma laje de 500 m2, a 10 m de altura do solo. Nos alinhamentos das carlingas do piso 1, pilares pré-fabricados de betão armado, com 14 m de altura, suportarão a estrutura metálica da cobertura, as vigas de rolamento (dimensionadas para uma ponte rolante de 15 ton e com vão final de 4.40 m em consola) e a estrutura metálica de suporte da fachada.