Ponte sobre o Rio Tâmega e Ponte sobre a Ribeira do Oura

DESCRIÇÃO

A Iberdrola Generación, S.A.U. (IBERDROLA) é a adjudicatária para a construção e exploração em regime de concessão do Sistema Hidroelétrico do Tâmega (SET), localizados na bacia hidrográfica do rio Tâmega. A formação das albufeiras levou a exclusão de vários acessos existentes, sendo necessária as suas reposições, nesse sentido foram projetadas as duas passagens que presentemente se descrevem.

A nova passagem do Rio Tâmega pela EM 312 fica garantida por uma obra de arte composta por 6 vãos com um comprimento total de 199 metros.

A anterior passagem do Rio Tâmega pela EM 549 em Batouco, Vidalgo, fica agora garantida por uma obra de arte composta por 6 vãos com um comprimento total de 142 metros, que transpõe a Ribeira de Oura, a Este da passagem anterior.

Os perfis transversais dos viadutos apresentam larguras de 9,20 e 11,20 m, em que cada a faixa de rodagem tem duas vias de circulação com diferentes sentidos, passeios, guardas de segurança e guarda corpos.

Os modelos estruturais e metodologia construtiva utilizados são muito semelhantes: os tabuleiros são realizados com recurso a vigas e pré-lajes pré-fabricadas. A solução com recurso a estes elementos possibilitou prazos de execução menores e processos construtivos mais simples. O tabuleiro é finalizado com uma betonagem in situ a realizar sobre as pré-lajes e com a execução de carlingas nos alinhamentos dos pilares e nos encontros. Estes projetos surgem de otimizações integrais elaboradas por RRC – Ramalho Rosa Cobetar.

 

[/vc_column]

DADOS DO PROJETO

.Vol. betão –2279m³

.Quant. aço – 348 ton

. estacas ø800/1000 –146 m

 

VÍDEO

SERVIÇOS PRESTADOS

― Revisão e otimização do projeto de execução de Estruturas e Fundações

Dê vida ao seu projeto!