Substituição do Ponte da Carpinteira

DESCRIÇÃO

Integrado no projeto de Modernização do Troço Covilhã-Guarda da Linha Ferroviária da Beira Baixa considerou-se necessária a substituição da Ponte da Carpinteira. Dada a importância patrimonial das edificações presentes abaixo, esta substituição teve de ter o seu processo construtivo revisto de forma a que todas as operações fossem realizadas a cota mais alta.

O processo de substituição consiste na elevação da estrutura existente para a cota da linha férrea, seguida de ligação das estruturas nova e existente, deslocamento das estruturas acopladas até atingirem o local desejado realizado de forma faseada com a demolição da ponte antiga, o processo fica finalizado com o descer da estrutura nova para as cotas de projeto.

O facto de o processo construtivo utilizar uma estrutura com mais de cem anos de serviço como “viga de lançamento” da nova estrutura levou à necessidade de se realizar um extenso conjunto de ensaios para verificação da sua capacidade resistente. Para a realização destes ensaios foi essencial a cooperação com o laboratório de ensaio de materiais de construção da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Dono de Obra é Infraestruturas de Portugal IP e a Entidade Executante RRC – Ramalho Rosa Cobetar.

 

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SERVIÇOS PRESTADOS

― Conceção de estruturas e processos construtivos

― Assistência Técnica em obra

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